15/Feb/2024
A Piracanjuba, principal marca dos Laticínios Bela Vista, de Goiás, quer se consolidar entre os três maiores players no mercado de lácteos do Brasil. Parte do plano passa pela reestruturação recente na gestão da empresa. Para isso, a marca pretende ser protagonista no processo de consolidação do setor, que é considerado fragmentado. Hoje, nenhuma empresa tem muito mais que 10% do leite processado no País. As margens são baixas, o que exige muita eficiência.
Para avançar, a Piracanjuba estuda fusões e aquisições. A fabricante detém 7% do mercado, com capacidade de processar 6 milhões de litros de leite por dia. Em 2023, o Laticínios Bela Vista obteve receita líquida de R$ 8,5 bilhões. A Piracanjuba possui sete unidades fabris em sete Estados e dezesseis postos de resfriamento. A meta da Piracanjuba é crescer 10% em receita neste ano, acima dos 8% de 2023. O desempenho é avaliado como "bom" diante dos preços mais baixos do leite em um ano de forte concorrência com o produto importado.
Uma fábrica de queijos está sendo construída em São Jorge d’Oeste (PR) e começa a operar em 2025, com capacidade de receber 1 milhão de litros por dia. O aporte é de R$ 80 milhões. Para crescer, a Piracanjuba vai ampliar o portfólio. A ideia é oferecer produtos mais saudáveis (com alto teor de proteína) e mais itens ligados à alimentação infantil. Também voltará a apostar no marketing. A reestruturação da empresa incluiu a abertura de uma diretoria voltada para a área. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.