ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Feb/2024

Fiscais agropecuários: Fávaro recebeu sindicatos

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, debateu a mobilização por reestruturação das carreiras da defesa agropecuária com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e a Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa). O Ministério da Agricultura informou que Fávaro recebeu, na quarta-feira (21/02), em seu gabinete, o presidente do Anffa Sindical e o presidente da Anteffa para tratar das negociações com o governo.

Os auditores fiscais federais agropecuários estão em uma espécie de operação-padrão desde 22 de janeiro, em mobilização batizada de Operação Reestruturação, reivindicando ao governo melhores salários e condições de trabalho. A categoria quer a equalização da carreira em relação ao tratamento recebido pelos auditores do trabalho, da Receita Federal e da Polícia Federal.

Aos servidores, Fávaro declarou que apoia a categoria, mas gostaria que os auditores seguissem nesse campo da negociação, do diálogo aberto, do fortalecimento político, sem radicalismo. O comando nacional de mobilização entregou ao ministro um documento que consta das reivindicações da categoria. Conforme o Anffa Sindical, a mobilização inclui a liberação de certificados e de mercadorias em portos no último dia do prazo previsto pelo Ministério da Agricultura, dentro do prazo regulamentar, tornando o processo mais moroso.

Durante a mobilização, os fiscais não cumprirão horas extras não remuneradas. A mobilização não atinge fiscalização e liberação de produtos perecíveis, cargas vivas, diagnóstico de doenças e pragas de programas de controle do Ministério e emissão de certificados sanitários internacionais para animais de estimação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.