29/Feb/2024
A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) vai inaugurar o novo Núcleo de Tecnologia e Inovação do Leite, conhecido popularmente como Laboratório do Leite, no dia 4 de março, em Pinhalzinho. O Laboratório do Leite será um marco na pesquisa e desenvolvimento da área leiteira. Com um investimento de R$ 30 milhões, a estrutura de 3 andares abrigará um laboratório de qualidade do leite e uma indústria de lácteos, tornando-se um centro de referência para toda a cadeia produtiva do leite na região. O será um dos mais modernos do País, se consolidando como um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento no setor lácteo. Santa Catarina é o quarto produtor de leite do País, com um volume de 2,43 bilhões de litros recolhidos pelas indústrias.
A atividade leiteira envolve 70 mil famílias no Estado e gera empregos no campo, serviços, transporte e indústria. Com apenas 1,2% do território, Santa Catarina representa 10,5% da produção nacional. Os motivos são clima favorável para implantação de pastagens e abundância de água. O solo propício e a mão-de-obra familiar contribuem para o sucesso da atividade. O "Laboratório do leite" tem como público-alvo os produtores de leite e as indústrias de lácteos e como principal objetivo a realização das análises para avaliação da qualidade do leite de acordo com as exigências da legislação vigente. Este laboratório deverá ser credenciado na Rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL)/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O laboratório irá dispor de equipamentos de alta tecnologia que possibilitarão o estudo de componentes, produtos e processos, atendendo a toda cadeia e arranjo produtivo do leite com qualidade. O projeto consolida a Rota de Integração do Leite na faixa de fronteira de Santa Catarina, onde estão 82 municípios que respondem por 78% da produção estadual. Já a "Indústria de Lácteos em Escala Piloto" tem como público-alvo os produtores de leite, as indústrias de lácteos e estudantes dos cursos da Udesc Oeste. Os principais objetivos são: cursos/treinamentos para qualificação e aperfeiçoamento da mão de obra; oficinas para a inovação e diversificação de produtos lácteos; otimização de processos para o setor de lácteos. Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.