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14/May/2024

Boi: Marfrig quer ampliar receita de marcas premium

A Marfrig quer ampliar a presença das marcas premium em seu faturamento, que hoje representam cerca de 40% da receita obtida com carne desossada. Para isso, a companhia decidiu reforçar seu foco em opções para pessoas que moram sozinhas, assim como em trazer cortes da Argentina e do Uruguai ao mercado brasileiro, o que permite a ampliação da oferta de opções premium. De 2018 para 2023, as marcas de valor agregado praticamente dobraram a participação na receita da Marfrig. Com essa gama de produtos que vem de fora e parcerias, a expectativa é crescer. Ainda mais que há oferta interessante para trazer do Uruguai e da Argentina. A unidade da Marfrig em Tacuarembó, no Uruguai, e a marca Quickfood, da Argentina, vão reforçar as linhas premium da companhia no Brasil com cortes de picanha, bife ancho, contrafilé e miolo da alcatra, que incluirão a sinalização de país de origem.

A ideia é atender uma demanda crescente e que vinha se contrapondo a uma oferta estagnada de matéria prima dentro do País. A oferta está limitada no Brasil em termos de abate. Além disso, alguns desses cortes, como a picanha, não fazem tanta parte do dia a dia do consumo na Argentina e no Uruguai, ao contrário do Brasil. Agora, então, será associada à marca Bassi, aumentando a oferta no País, mas com a bandeira desses dois países. Em outra frente, a aposta nos cortes para consumo individual já havia ganhado força em 2023, com o lançamento da linha de cortes porcionados da marca Bassi, com três opções. E isso se baseou em uma necessidade de mercado: atender à crescente parcela da população que mora sozinha.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eram 11,8 milhões de imóveis ocupados por apenas uma pessoa em 2022. O êxito inicial da linha fará a Marfrig dobrar as opções com mais três lançamentos (Cowboy Steak, Denver Steak, provenientes do miolo do acém e Flat Iron, proveniente da raquete). Além do varejo tradicional, a companhia avaliou que essa opção também ajuda a ampliar a participação das marcas da Marfrig no comércio eletrônico, em geral considerado um desafio para a venda de carnes, pelas dificuldades de uniformidade dos volumes dos produtos. A empresa tem crescido no e-commerce, pela facilidade e praticidade do corte maturado. A Bassi lidera a venda de carne no e-commerce do GPA. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.