23/May/2024
O governo de Tocantins está realizando o mapeamento de sítios de aves migratórias no Parque Estadual Cantão, localizado nos municípios de Caseara e Pium, como forma de prevenção da Influenza Aviária no Estado. Tocantins não apresentou nenhum caso da doença, mas no Brasil já foram registrados 164 focos, a maioria deles em aves migratórias e nenhum em plantéis comerciais de aves.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), vai georreferenciar os locais de pouso dessas aves, avaliar e fazer a coleta de material, caso seja necessário, para prevenção da doença, bem como promover educação sanitária para os ribeirinhos saberem como lidar com aves suspeitas da enfermidade e como notificar a Adapec. A partir do mapeamento, haverá uma base de dados mais completa que viabilizará outras ações e futuras visitas às áreas mapeadas.
Tocantins é cortado por rotas de aves silvestres migratórias (rota Brasil Central) que passam ao longo dos rios Araguaia e Tocantins. No Estado, também estão catalogados, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dois sítios de descanso para aves migratórias, que são a Ilha do Bananal e o Parque Estadual do Cantão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.