27/May/2024
A Ponta Agro, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e pecuária de precisão, vai lançar, nesta segunda-feira (27/05), selos de eficiência genética para a pecuária. A iniciativa pretende valorizar a sustentabilidade e a eficiência na seleção e multiplicação de bovinos, tendo em vista a crescente demanda global por proteína animal e, paralelamente, a necessidade de se reduzir o impacto ambiental da atividade. Os selos são baseados em metodologia científica e na coleta de dados fenotípicos dos bovinos, destacando criadores e animais que são referência na bovinocultura. Os bovinos são classificados com base em sua eficiência alimentar e ganho de peso, com os superiores recebendo o selo Super Eficiente.
No caso deste selo, vão recebê-los bovinos que apresentam alto potencial na eficiência alimentar, com resultados de "Elite" no Consumo Alimentar Residual (CAR) e ganho de peso diário acima da média. Os outros selos são: Genética Eficiente, destinado a criadores que realizam provas de eficiência alimentar em suas propriedades, e Criadores de Eficiência, um reconhecimento para criadores agraciados no Prêmio Criadores de Eficiência. Os selos representam uma tentativa de unificar o mercado em torno de parâmetros claros e reconhecidos de eficiência. Com isso, a Ponta Agro espera valorizar os melhores animais no momento da comercialização, especialmente em leilões.
A eficiência alimentar é uma vantagem econômica para os pecuaristas e uma forma de sustentabilidade. Selecionar para eficiência alimentar significa produzir mais com menos, beneficiando tanto o produtor quanto o meio ambiente. O selo também beneficia os pecuaristas, ao aumentar a lucratividade por meio da redução de custos de alimentação. Assim, ajudam, também, a minimizar os desafios enfrentados pela pecuária de corte, como a flutuação de preços. O objetivo é que o mercado entenda a importância da eficiência alimentar e que isso gere uma valorização dos bovinos comercializados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.