ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jul/2024

Frango: Brasil segue sem embargos após Newcastle

As exportações de frango do Brasil seguem sem embargos pelos países importadores até o momento, mesmo após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em aviário comercial no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (17/07), após a confirmação do caso pelo Ministério da Agricultura, surgiu a preocupação de que países importadores pudessem suspender temporariamente os embarques de produtos avícolas do Rio Grande do Sul ou até mesmo em alguma medida do País.

Isso foi dissipado e minimizado com informações imediatas e transparentes aos importadores. Até o momento, nenhum país importador solicitou informações adicionais sobre o caso ao governo brasileiro, o que também é visto como positivo para continuidade do fluxo comercial. Os destinos considerados mais rígidos nos protocolos de embargos, como China, Japão e União Europeia, foram acionados diretamente por técnicos do Ministério da Agricultura e pelos adidos agrícolas.

A avaliação interna do governo é que o impacto econômico do caso de DNC, se seguir isolado, tende a ser menor que o impacto comercial de casos de gripe aviária, como ocorreu no ano passado. A maior parte dos protocolos adotados para DNC prevê apenas interdição de um raio de 10 Km e não suspensão regional ou estadual, como os seguidos para Influenza Aviária. A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas.

O Ministério da Agricultura confirmou ontem a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial de 14 mil aves em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O estabelecimento avícola foi imediatamente interditado e as aves estão sendo monitoradas. Os últimos casos no País haviam sido registrados em 2006 em aves de subsistência em Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.