08/Aug/2024
A JBS Foods começou a utilizar sebo bovino e banha de suíno de suas operações nos Estados Unidos, Canadá e Austrália para produzir Combustível Sustentável para Aviação (SAF). Nos últimos dois anos, cerca de 1,2 milhão de toneladas desses materiais foram destinados para SAF, que pode reduzir as emissões de carbono em até 70% e ser misturado em até 50% com querosene.
O processo visa a conversão de resíduos animais em combustível, conhecido como “cow power”. O objetivo é promover uma economia circular e reduzir a dependência de combustíveis fósseis no setor de aviação. O SAF pode reduzir as emissões de CO² da aviação, que têm aumentado 2,6% ao ano nos últimos 25 anos, representando cerca de 5% da carga climática global. No Brasil, a Friboi realiza estudos para viabilizar o uso de resíduos animais na produção de combustível de aviação:
- Biopower: avaliação do potencial de combustível renovável para navios.
- Biodiesel B100: em 2023, a JBS iniciou o uso de 100% biodiesel (B100) em sua frota de caminhões, demonstrando eficiência e redução de emissões de CO² em até 80%.
A iniciativa da JBS destaca seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação na gestão de resíduos, contribuindo significativamente para a descarbonização da aviação e do transporte terrestre. Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.