24/Apr/2025
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, as exportações de carne de frango do Brasil para os países árabes cresceram 9,95% em receita ante igual período do ano passado, para US$ 936,29 milhões. O total embarcado para os 22 países árabes avançou 3,30%, para 453,59 mil toneladas. O bom desempenho foi impulsionado principalmente pelo avanço dos preços médios nos três maiores mercados da região: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Iraque. Os embarques para a Arábia Saudita, maior compradora do frango brasileiro, renderam US$ 256,94 milhões, com alta de 19,47% no preço, que chegou a US$ 2.474,62 por tonelada. Nos Emirados, a cotação subiu 3,44%, para US$ 2.041,84 por tonelada, enquanto no Iraque a alta foi de 2,55%, negociada a US$ 2.189,32 por tonelada. A Arábia Saudita foi a única entre os principais mercados a registrar aumento do volume importado, de 1,28%, para 103,83 mil toneladas.
Para os Emirados e o Iraque, os embarques recuaram 7,54% e 2,81%, respectivamente. As vendas de derivados bovinos para a região caíram 12,02% no primeiro trimestre em receita, para US$ 391,78 milhões. A Argélia foi exceção, com alta de 105,79%, para US$ 113,93 milhões. Arábia Saudita (US$ 64,58 milhões) e Egito (US$ 54,08 milhões) completam o pódio. As exportações brasileiras para os países árabes (formadas majoritariamente por alimentos e bebidas) caíram 12,29% no período, somando US$ 4,98 bilhões. Uma das explicações para o recuo pode ser o Ramadã, período sagrado dos muçulmanos, que começou mais cedo neste ano, em 28 de fevereiro. As vendas para os países árabes costumam atingir um pico cerca de cinco meses antes do Ramadã, recuam durante o mês sagrado e voltam à normalidade logo após. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.