ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Apr/2025

Boi: novos casos de febre aftosa na Europa Central

Na Hungria, uma granja com quase 10.000 suínos foi esvaziada porque estava muito próxima de uma fazenda de gado onde a febre aftosa foi detectada na semana passada. Esse surto específico ocorreu em uma fazenda leiteira em Rábapordány, um local com 875 bovinos, em 17 de abril. Em uma reunião do comitê de Saúde e Bem-Estar Animal, as autoridades húngaras informaram que uma fazenda vizinha com 9.888 suínos também foi esvaziada. No total, isso eleva o número de animais abatidos e mortos em surtos de febre aftosa na Europa Central para 26.704. Além dos suínos, um total de 16.802 vacas e 14 búfalos-d’água tiveram que ser abatidos. No total, 12 fazendas na Europa Central foram diretamente infectadas pelo vírus da febre aftosa nos últimos 4 meses, um número que inclui o surto isolado em búfalos-d‘água perto de Berlim, na Alemanha, em janeiro.

Os outros 11 surtos ocorreram em fazendas de gado em uma área na fronteira entre a Eslováquia (6 fazendas) e a Hungria (5 fazendas), em março e abril. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), infecções diretas levaram a Eslováquia a abater 7.490 cabeças de gado e a Hungria, 8.466. Na Hungria, duas fazendas de gado adicionais também foram esvaziadas preventivamente por motivos de contato (539 e 307 vacas). A maior das 12 fazendas infectadas estava localizada na Eslováquia, perto da vila de Plavecký Štvrtok. Em 30 de março, uma fazenda com 3.521 cabeças de gado foi encontrada infectada. Na Hungria, havia duas fazendas com mais de 2.500 cabeças de gado. No total, 6 das 12 fazendas infectadas tinham mais de 1.000 animais no local. Até a semana passada, a Eslováquia testou para febre aftosa em 924 fazendas, e mais de 400 animais selvagens foram testados.

Na Hungria, 1.565 fazendas foram testadas, bem como 1.016 animais selvagens. Na vizinha Áustria, um plano também está sendo implementado para testar fazendas para febre aftosa. Quanto mais próxima uma fazenda estiver da fronteira com a Eslováquia e a Hungria, mais intensa será a monitoração. Até o momento, todas as fazendas na Áustria testaram negativo para febre aftosa. Parece ter sido coincidência que, após um longo período sem infecções por febre aftosa, a doença tenha surgido em dois locais diferentes na Europa (Alemanha e Hungria/Eslováquia). Os surtos não parecem estar relacionados. Embora a febre aftosa possa ocorrer em todos os animais com casco fendido, o vírus não surgiu em fazendas de ovinos, caprinos ou suínos. No entanto, efeitos indiretos em termos de abate preventivo, fechamento de fronteiras e proibições de transporte também afetaram essas indústrias de animais. Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.