19/May/2025
A BRF registrou lucro líquido de R$ 1,19 bilhão no primeiro trimestre de 2025, alta de 99,6% em relação a igual período do ano passado. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento da receita líquida, que somou R$ 15,51 bilhões (+16% a/a), e pela expansão do Ebitda ajustado, que atingiu R$ 2,75 bilhões (+30% a/a), com margem de 17,7%. O fluxo de caixa operacional avançou 87,9%, chegando a R$ 3,61 bilhões, enquanto o fluxo de caixa livre totalizou R$ 1,28 bilhão, com alta de 51,9%. A companhia também reduziu a dívida líquida em 33,7% no comparativo anual, encerrando o trimestre com R$ 5,98 bilhões em obrigações líquidas. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida/Ebitda, caiu para 0,54 vez, ante 1,45 vez no primeiro trimestre de 2024.
Segundo a companhia, o ciclo de conversão de caixa melhorou em 11,4 dias no período, alcançando -6,6 dias no trimestre. A BRF também informou que realizou nova emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), com prazos de 15 e 20 anos, como parte de sua estratégia de alongamento da estrutura de capital. O Capex (investimentos) no trimestre somou R$ 975 milhões, crescimento de 34,3% ante o primeiro trimestre de 2024. Os recursos foram destinados, principalmente, à modernização de unidades, automação de processos e ações de sustentabilidade. A companhia destacou que o trimestre reforça o ciclo de recuperação operacional iniciado em 2023, com crescimento orgânico em suas principais unidades de negócios.
Em relatórios a investidores, a BRF também pontuou o fortalecimento das margens na divisão Brasil, estabilidade nas operações internacionais e continuidade das iniciativas de ganho de eficiência. O CEO da BRF, Marcos Molina, ressaltou o trimestre com "números recordes". Segundo ele, "a evolução do Ebitda e a contínua geração de fluxo de caixa livre demonstram o compromisso da gestão com a alocação eficiente de capital, com foco na disciplina financeira e na retomada da remuneração dos acionistas". Segundo ele, a estratégia de diversificação de mercados "tem sido fundamental para a evolução dos resultados", assim como "o avanço da presença global da companhia, com foco em produtos de valor agregado em mercados estratégicos como Arábia Saudita e China". Fonte: Broadcast Agro.