ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2025

Carnes: BNDES aprova financiamento para Coopavel

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na sexta-feira (13/06) que aprovou um financiamento de R$ 133,2 milhões à Coopavel Cooperativa Agroindustrial, com sede em Cascavel, no Paraná. A operação, estruturada dentro do Plano Safra 2024/2025, com recursos do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e do Prodecoop, visa ampliar a capacidade de estocagem e modernizar as unidades da cooperativa em Três Barras e Céu Azul, também no Paraná. O investimento total do projeto é de R$ 144,3 milhões e se destina a fortalecer a sustentabilidade e o crescimento das operações da Coopavel.

Ainda com o financiamento, as unidades de Santo Izidoro e Nova União, de armazenagem e comercialização de insumos agrícolas, terão a capacidades de armazenagem de grãos expandidas para, respectivamente, 7,6 mil toneladas e 12 mil toneladas. Além disso, a modernização das plantas de aves e suínos e melhorias no sistema de captação e tratamento de água fazem parte do escopo do projeto. A inclusão de uma nova linha de produção de ração para peixes deve aumentar a produção anual de ração de 630 mil para 690 mil toneladas, refletindo um impacto direto na eficiência produtiva da cooperativa. Uma nova fábrica de embalagens também será construída em Cascavel, voltada para a produção de etiquetas, sacarias, caixas e peças plásticas.

A iniciativa deve fomentar a geração de novos produtos para o mercado interno e externo, além de melhorar a margem de lucro dos produtores associados à cooperativa. Uma parte expressiva dos recursos será aplicada também na criação de uma nova barragem de captação de água e no aumento da área de compostagem de resíduos orgânicos. O financiamento do BNDES à Coopavel é um passo significativo para modernizar a infraestrutura e aumentar a competitividade da Coopavel. A operação impulsiona a agroindústria, alinhando crescimento produtivo com sustentabilidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.