ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Aug/2025

Ovos: tarifa dos EUA paralisa plano da Granja Faria

A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos importados do Brasil paralisou os planos de expansão da Granja Faria, braço da operação da Global Eggs no País. Isso inviabilizou todo um trabalho de anos para exportação. A Granja Faria chegou a representar 70% da exportação brasileira de ovos. A empresa enviava para os Estados Unidos 36 contêineres por semana. A medida tem impacto direto na estratégia de crescimento do setor no Brasil. Quando os Estados Unidos se fecham, toda a expansão que a empresa vinha fazendo no País também perde força. Diante da nova barreira, a empresa redirecionou parte da produção para o mercado doméstico. A alternativa foi ajustar o mix interno, que passou a responder por 15% do volume.

Apesar do impacto para o Brasil, o efeito é nulo para a Global Eggs. Na medida em que o Brasil não exporta, a produção norte-americana sobe. Então, para a Global Eggs, o efeito é nulo, até levemente positivo. Para o Brasil, claro, é uma perda. A Global Eggs deve continuar aproveitando oportunidades de aquisições para crescer mais, principalmente no mercado europeu e norte-americano. O mercado consumidor europeu é extremamente sofisticado. Isso abre espaço para continuar o movimento de crescimento. A companhia soma sete operações na Europa e já é a maior produtora de ovos da região. Apesar da relevância do mercado europeu, as barreiras regulatórias impõem limites à expansão orgânica.

Na prática, a única maneira de crescer na Europa é por meio de aquisições, porque construir do zero é praticamente impossível. O europeu quer consumir ovos, mas não aceita grandes concentrações de produção. Nos Estados Unidos, o cenário é distinto. O mercado é muito competitivo e agressivo, exige escala desde o início. Por isso, a estratégia da empresa tem sido adquirir ativos de porte relevante. Além da competição, a regulação também favorece o avanço nos Estados Unidos. Muitas licenças funcionam pelo mecanismo de ‘licença por silêncio’: a empresa protocola o pedido e, se não houver negativa em até 30 dias, a autorização é considerada válida. Isso dá muito mais agilidade para crescer. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.