25/Aug/2025
Um estudo recente de pesquisadores das Universidades de Minnesota e da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que o redirecionamento de veículos pode ser uma ferramenta estratégica adicional para prevenir e controlar a disseminação de doenças entre fazendas. O modelo, mesmo sem limpeza e desinfecção eficazes dos caminhões, gerou uma redução de até 42% nos contatos entre fazendas infectadas e não infectadas, o que é um resultado significativo.
A equipe, no entanto, ressalta que a relação custo-benefício da ferramenta dependerá da gravidade da doença a ser mitigada. O artigo, publicado no periódico Preventive Veterinary Medicine, destaca que o papel dos veículos contaminados na disseminação de doenças infecciosas e a eficácia das estratégias preventivas, como limpeza e desinfecção, ainda são temas pouco explorados em condições de campo. O estudo buscou verificar se a alteração na forma como os caminhões são roteados entre as fazendas poderia ser uma maneira eficaz de prevenir a propagação de doenças como o vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PEDv) e o vírus da Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRSv).
A equipe desenvolveu um sistema de pontuação de veículos, que classificava cada um de 1 a 19 com base em critérios como o status da doença nas granjas visitadas, os eventos de limpeza e desinfecção e a eficiência do tempo de embarque. O estudo utilizou dados de 1.609 granjas suínas comerciais, incluindo o número de animais e dados de GPS dos caminhões. A eficácia do sistema de redirecionamento, que reduziu em até 42% os contatos entre fazendas infectadas e não infectadas, aumentou para até 100% com uma eficácia de limpeza e desinfecção também de 100%.
Contudo, os pesquisadores apontaram algumas desvantagens, como o aumento de até 81% nos eventos de limpeza e desinfecção e de até 54% na distância percorrida por veículo, o que eleva os custos. A eficácia da limpeza e da desinfecção em condições de campo ainda precisa de mais dados. Os próximos passos da pesquisa, portanto, serão analisar os custos reais do redirecionamento e a eficácia da limpeza e da desinfecção. Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.