ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Sep/2025

Frango: gripe aviária e a proximidade das granjas

A disseminação contínua de vírus H5 da Influenza Aviária altamente patogênicos representa desafios significativos, particularmente em regiões com altas densidades de granjas avícolas, onde as medidas convencionais de controle são menos eficazes. Usando ferramentas filogeográficas e filodinâmicas, foi feita análise da disseminação do vírus no sudoeste da França em 2020 e 2021, uma região com surtos recorrentes. Após uma única introdução, o vírus se espalhou regionalmente, afetando principalmente granjas de patos, com uma velocidade média de 10,5 Km/semana e um pico de 27,8 Km/semana em meados de dezembro.

O número efetivo de reprodução entre granjas (R e) excedeu 1 em dezembro, atingindo o pico de 3,8 em meados de dezembro. A transmissão diminuiu após o final de dezembro, coincidindo com o abate preventivo extensivo, sugerindo que as zonas padrão de 3 e 10 Km foram mais eficazes quando combinadas com intervenções oportunas e em larga escala. A infecciosidade da granja foi estimada em torno de 9 dias, destacando uma janela crítica de eliminação viral não detectada e risco de transmissão.

A densidade de criação de patos e a proximidade com as granjas avícolas foram os principais impulsionadores da disseminação do vírus, provavelmente devido à maior suscetibilidade e eficiência de transmissão dos patos em comparação com as galinhas. Foram identificados os limites de densidade e proximidade necessários para manter um controle eficaz (R e < 1). Essas descobertas oferecem orientações práticas para apoiar a biossegurança regional e aumentar a robustez do setor avícola para mitigar futuros surtos. Fonte: Nature. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.