10/Oct/2025
Criadores de búfalos receberam com entusiasmo a notícia da compra da Levitare, marca especializada na produção de queijos de búfala, pela Tirolez, anunciada na segunda-feira (06/10). A expectativa é que o tradicional grupo de laticínios, com atuação nacional, fomente a divulgação e o consumo de um produto que hoje ainda é considerado de nicho. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), não há dados consolidados sobre o consumo de lácteos à base de leite de búfala no País, mas sabe-se que ele está concentrado principalmente nas capitais. Por isso, a entrada de um "player forte" neste mercado é vista como uma forma de ampliar a capilaridade do segmento. A inserção da Tirolez pode ajudar muito.
O desafio dos criadores, agora, será atender a um possível aumento na demanda. O queijo de búfala ainda é um mercado de nicho, por representar um percentual pequeno dentro do setor de lácteos no Brasil. O espaço já conquistado deve-se ao trabalho de marcas como a Bom Destino e a própria Levitare, além de diversos laticínios artesanais. O principal argumento para ampliar esse espaço são as características do próprio produto, como a sua digestibilidade e o fato de ser rico em cálcio, proteínas e minerais. O Brasil não exporta queijo de búfala, mas o mercado externo passa a ser uma possibilidade com esse novo cenário. A produção de leite de búfala no Brasil é representada principalmente pelas raças murrah e mediterrâneo. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.