15/Set/2021
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou nesta terça-feira (14/09) um novo sistema de comercialização eletrônica pela modalidade de Contrato a Termo. A proposta é uma forma de apoiar os pecuaristas na aquisição de milho para ração animal, uma vez que garante a compra futura do cereal, por meio do cumprimento de contratos.
Esse modelo garante aos pecuaristas, que são os maiores prejudicados com a volatilidade no mercado de milho, a construção de uma estratégia sólida para garantir o abastecimento regular no futuro, mesmo nos períodos de entressafra ou de quebra da produção. Os criadores de gado poderão usar o sistema para fixar os preços em compras com entrega futura, além de moldarem o Contrato a Termo de forma personalizada.
Isso entra como uma alternativa de médio e longo prazo extremamente positiva, sem onerar o governo nem demandar nova legislação, e com a possibilidade de garantir a segurança tanto dos pecuaristas em relação ao abastecimento quanto dos produtores de milho, na comercialização de sua colheita. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.