ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Set/2021

Carnes: custos das rações animais são crescentes

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os custos da indústria com ração animal vêm afetando todos os mercados de proteína animal. Os custos de produção para a carne de frango subiram 44,27% nos últimos 12 meses, enquanto a produção de carne suína ficou 41,17% mais cara no mesmo período. De janeiro de 2019 a agosto de 2021, o milho subiu cerca de 154% e a soja 133%.

Vale lembrar que as compras de milho e do farelo de soja representam 70% dos custos de produção da suinocultura e avicultura. Contudo, o processo especulativo do milho diminuiu com as recentes medidas do governo, por exemplo, a retirada temporária da cobrança do PIS/Pasep e Cofins para importação de milho, o que é considerado como fundamental.

Ainda assim, porém, é possível que os preços das carnes de frango, de suínos e ovos tenham novas altas, refletindo novos reajustes nos custos. Uma estratégia para mitigar esses custos é a aposta na utilização de cereais de inverno como alternativa ao milho na ração animal, como o trigo e o sorgo, conforme uma campanha de incentiva a essa substituição, capitaneada pela entidade. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.