18/Out/2021
Em uma aposta para tornar as proteínas plant based presentes nos pratos no dia a dia, a Seara, controlada pela JBS, vai ampliar o portfólio da Incrível, marca dedicada aos produtos que imitam sabor e textura de carne. Líder no mercado brasileiro de plant based com uma fatia de mais de 60%, a Incrível quer mostrar ao consumidor que a onda das proteínas vegetais não se restringe a ocasiões especiais. A Seara está lançando uma linha de cortes com cinco novos produtos compostos por proteínas vegetais que emulam filé e cubos de frango, bife, carne moída e tiras bovinas. O brasileiro tem o prato do dia a dia, e não come hambúrguer e empanados todo dia.
A nova linha da Incrível foi concebida após pesquisas com mais de 3 mil pessoas (entre clientes e potenciais consumidores). O hambúrguer vegetal continua a ser o grande chamariz do mercado de plant based, mas a avaliação é que a possibilidade de utilizar os cortes em pratos corriqueiros, como um estrogonofe ou carne moída com abobrinha, ajudará a Seara a acelerar o ritmo de crescimento nessa categoria, que vem crescendo a taxas expressivas. Globalmente, o mercado de plant based cresce de 15% a 17% ao ano. Em 2020, movimentou US$ 6 bilhões, de acordo com dados da The Good Food Institute. O negócio representa menos 1% da indústria global de proteínas, mas projeções apontam que a fatia poderá chegar a 8% em alguns anos. Será um mercado gigantesco.
No Brasil, onde o negócio de plant based começou a ser explorado depois de Europa e Estados Unidos, o ritmo de crescimento é naturalmente maior, de 40% ao ano. Com recentes lançamentos, a Seara acredita que a Incrível poderá superar esse patamar de crescimento, chegando a 50% em 2022. Os cinco produtos se somam aos 11 SKUS (hambúrguer, salsicha, empanado de “frango”, “frango” xadrez, “bacalhau”, entre outros) que a Incrível já conta. A nova linha da Incrível será produzida pela Verdali (de Videira, Santa Catarina). Os cortes foram desenvolvidos em conjunto pelas duas companhias. Os outros produtos da Incrível continuam sendo produzidos nas fábricas da própria Seara.
A Seara não é a primeira a lançar produtos plant based para as refeições do dia a dia. A Fazenda Futuro trouxe a “carne” moída e tiras de “frango” ao mercado. A BRF, que estreou no mercado de plant based com a linha Veg&Tal, já contava com “frango” em tiras, cubos e desfiado, além de “carne” moída. Em comparação com as rivais, a Seara é a primeira a lançar versões do produto íntegro (imitando o bife de carne bovina e o filé de frango). No mercado brasileiro de plant based como um todo, a Seara aparece na liderança. De acordo com dados da consultoria Nielsen relativos ao segundo trimestre, a marca Incrível contava com uma participação de 60,7%.
A Veg&Tal aparecia na vice-liderança, com 13,1% e a Fazenda Futuro tinha 6,2%. Por ser um mercado de desenvolvimento ainda recente, inovações têm o potencial de grandes mudanças. Não à toa, ninguém quer perder as chances de ficar com uma fatia maior. Para a JBS, a Incrível é mais uma das iniciativas para avançar em plant based. No Estados Unidos, a companhia criou a Planterra Foods, que é dona da marca OZO. Na Europa, a companhia pagou € 341 milhões para comprar a holandesa Vivera. A empresa também adicionou itens plant based com a aquisição do negócio de alimentos preparados da britânica Kerry pela Pilgrim's Pride. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.