05/Nov/2021
A BRF anunciou nesta quinta-feira (04/11) o cumprimento da sua promessa de lançar uma linha de produtos carbono neutro até o fim de 2021, com o primeiro “frango” plant-based carbono neutro do mercado brasileiro. Nesse processo, as emissões de carbono são 100% neutralizadas, desde a originação dos ingredientes até o descarte das embalagens. São três produtos dentro do “Veg Frango 100% Vegetal”, que faz parte da linha Sadia Veg&Tal: o “frango” em tiras, em cubos e o “frango” desfiado. É uma linha de produtos que já nasce pensada para ser sustentável e ter emissões neutras. Tudo isso conversa está de acordo com a visão da empresa para 2030, de triplicar o faturamento da BRF, tendo a sustentabilidade como base. A BRF também desenvolveu um "Selo Carbono Neutro", certificado pela SGS e que poderá ser utilizado em outros produtos. A ideia, para além das questões sustentáveis, é que esse selo possa introduzir o assunto da neutralidade das emissões na relação com os consumidores. O selo dá poder de escalabilidade e de conexão.
A convicção é de que será possível aproximar muito o consumidor desse assunto. O projeto foi elaborado em parceria com a empresa Enciclo, que fez o cálculo da pegada de carbono do processo produtivo; com a certificadora SGS, que auditou esses cálculos e a metodologia; e com a Agrocortex, que foi responsável pelo rastreamento e auditoria da compensação das emissões, realizada por meio da compra de créditos de carbono no projeto de conservação florestal nos Estados do Amazonas e Acre, o REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Os produtos foram lançados no início deste ano, mas o anúncio está ocorrendo agora porque os processos ainda estavam sendo analisados e auditados. As consultorias estavam acompanhando todo o ciclo do produto nesses primeiros seis meses para garantir que os critérios seriam cumpridos, conforme a metodologia que desenvolvemos para a neutralidade das emissões.
O “frango” plant-based carbono neutro tem abrangência nacional, e estará disponível nos pontos de venda de todo o País até o fim deste mês. Com a concretização da inovação, o plano é dar andamento aos estudos e testes para expansão da classificação carbono neutro para outros produtos da linha Veg&Tal, porém ainda sem um pipeline específico de quando ocorrerá essa expansão. Desde a criação da linha de produtos plant-based, a empresa já pensava em como fazer um lançamento de produtos atualizados com as novas tendências de consumo. Sob a ótica do aumento no consumo flexitariano, foi explorada a base vegetal, e sob a ótica ESG, foi um passo importante lançar esse produto carbono neutro. A BRF pretende zerar o balanço líquido das suas emissões de carbono até 2040, no âmbito das operações e de toda a sua cadeia de fornecimento. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.