26/Nov/2021
Nos últimos anos, o mercado tem ganhado diversas alternativas para a substituição de produtos de origem animal, opções essas que estão cada vez mais elaboradas e semelhantes aos produtos alterados. Neste contexto, a Sundial Foods é uma startup que busca reproduzir em seu “frango” vegano a experiência completa do consumo de algumas partes do frango, incluindo a pele e os ossos. O “frango” vegano usa grão de bico como ingrediente base, o que também garante um nível substancial de proteína para o produto.
Os ossos são reproduzidos com hastes de bambu e a pele é uma película proteica-lipídica. Com menos gordura saturada e mais fibras do que a versão de origem animal, o produto da Sundial Foods conta com, aproximadamente, a mesma quantidade de proteína (27 gramas por 100 gramas) que o frango normal (30,5 gramas por 100 gramas). Quem já provou garante que a experiência é a mesma de estar comendo o frango comum, especialmente por conta da “pele” vegetal.
A Sundial Foods afirma que a “pele” vegetal contribui para a experiência de cozinhar e fornece uma textura interessante durante a refeição. A startup com sede na Califórnia (EUA) chamou atenção do mercado, e acaba de receber um investimento de US$4 milhões durante uma rodada de financiamento liderada pela Nestlé.
A Sundial Foods usará o financiamento para aumentar a equipe e iniciar uma produção em maior escala nos Estados Unidos. A empresa pretende lançar o “frango” vegano em restaurantes em todo o país ainda no primeiro semestre de 2022. O objetivo é dar aos consumidores, sejam vegetarianos, veganos, flexíveis ou carnívoros, uma experiência alimentar de “carne” baseada em vegetais que seja interessante, desejável e versátil. Fonte: B9. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.