ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Nov/2021

Frango: França confirma um surto de gripe aviária

O Ministério da Agricultura da França confirmou na sexta-feira (26/11) um surto de gripe aviária provocado por uma cepa altamente patogênica (HPAI) em uma granja poedeira na cidade de Warhem, no departamento do Norte. A análise completa da cepa está sendo feita pela Agência Nacional de Avaliação de Risco (Anses). É o primeiro surto de reprodução detectado na França desde a epizootia do inverno passado. A suspeita de infecção surgiu depois de um relato de mortalidade anormal entre as aves da granja. Investigações estão em andamento para identificar a origem da contaminação.

O governo do país determinou uma zona de proteção em um raio de 3 quilômetros da propriedade em que as aves infectadas foram encontradas e uma zona de vigilância a um raio de 10 quilômetros. O monitoramento será reforçado, tanto em aves domésticas quanto nos animais selvagens. A França declarou desde o fim do verão no Hemisfério Norte quatro casos em vida selvagem (H5N1) e três casos em quintal (H5N8) no território metropolitano. Na Europa, 26 países são agora afetados pelo vírus da gripe, envolvendo mais de 400 surtos na reprodução e 600 casos na vida selvagem.

O Ministério da Agricultura apela a todos os setores profissionais, caçadores e proprietários de aves a cumprir estritamente as medidas de proteção contra a gripe aviária e a relatar qualquer suspeita imediatamente, incluindo mortalidade anormal na reprodução, às autoridades de saúde de seu departamento. O consumo de carne, fígado e ovos (e qualquer produto alimentar feito de aves) não apresenta qualquer risco para os humanos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.