18/Jan/2022
A descoberta da peste suína africana (PSA) no norte da Itália fez os produtores italianos de carne suína temerem danos econômicos significativos para a importante fonte de exportação agrícola do país. No início deste mês, um caso da doença foi detectado em um javali na região de Piemonte, no noroeste da Itália. Os javalis são uma presa popular para os caçadores na Itália.
Os Ministérios da Saúde e da Agricultura proibiram a caça e outros acessos públicos nas florestas e parques de partes da Ligúria e de Piemonte para tentar impedir a propagação do vírus. Para limitar as chances de contato com outros javalis possivelmente infectados, partes dessas duas regiões foram declaradas proibidas para ciclistas e pedestres, assim como para pesca e caça.
Também não é permitido colher trufas na região e a coleta de cogumelos está proibida nos próximos meses. As exportações italianas de suínos e derivados somam 1,5 bilhão de euros (US$ 1,7 bilhão) anualmente, com cerca de um terço vindo de vendas para fora da União Europeia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.