ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jul/2023

Frango: Coreia do Sul zera tarifas de importação

A Coreia do Sul decidiu zerar as tarifas incidentes sobre as importações de carne de frango. A medida, já em vigor desde o início de julho, é justificada pela necessidade de minimizar os elevados preços internos, não só da carne de frango, mas dos alimentos em geral. O frango, cuja carne vem sendo a mais consumida pelos sul-coreanos vem registrando altas em função do aumento do custo e da redução da oferta interna. O volume abatido neste ano foi de 64,4 milhões de cabeças, 5,5% menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o abate interno superou 68,1 milhões de cabeças.

Em decorrência, os preços ao consumidor sofreram alta considerável. Em meados de junho, chegaram ao consumidor, em média, a 6.563 wones (perto de R$ 24,00 por Kg). Frente a esse quadro, o governo decidiu pela retroação das tarifas de importação, de valores que variavam entre 20% e 30% para “zero”. Mas, isso se aplica exclusivamente a um volume de 30 mil toneladas, a serem importadas até o final deste ano.

Procurando não afetar a produção interna, o governo da Coreia do Sul deixa claro que o cronograma de importação e a liberação de volumes serão ajustados conforme a oferta doméstica e a formação de estoques do produto importado. Se a Influenza Aviária se espalhar para as granjas avícolas, as importações do Brasil ficarão restritas e os preços internacionais podem subir. Então, o governo local decidiu agir rapidamente e zerar a taxação para, de antemão, garantir importações suficientes. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.