04/Dec/2023
A Marfrig Global Foods antecipou as suas metas de rastreabilidade de bovinos em cinco anos, para 2025. Isso inclui a rastreabilidade total de fornecedores diretos e indiretos de gado, em todos os biomas do País. Dentro do programa Marfrig Verde+, lançado em julho de 2020, o objetivo é estabelecer uma pecuária de baixo carbono, 100% rastreada, livre de desmatamento, inclusiva e mais produtiva e rentável. Ainda no âmbito do Verde+, a Marfrig vai adotar uma série de ações visando acelerar o programa, incluindo recuperação e transformação 100 mil hectares de solos e pastagens degradadas em áreas produtivas, por meio de parcerias público-privadas e restauração ecológica de 6 mil hectares de florestas nativas com parceiros de referência, dentre eles a re.green.
Além disso, no âmbito da agropecuária regenerativa, a Marfrig adotará a intensificação e o manejo adequado de pastagens, aumentando a produtividade e evitando a necessidade de supressão de vegetação nativa; a melhoria genética do rebanho com integração (contando com parcerias para fornecimento de sêmen, embriões e touros para a sua cadeia de fornecimento); redução do tempo de preparação dos animais para o abate, melhorando a qualidade e reduzindo as emissões, e integração com as fazendas de confinamento MFG Agropecuária, escalando o fornecimento de gado. Instituirá, também, tecnologias de medição de carbono no solo, com geração de créditos de carbono certificados, com rentabilização de toda a cadeia de produção em parceria com a Agrorobótica, além de estimular, em parceria com a Embrapa, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta certificados.
No quesito proteção à biodiversidade, a Marfrig informa que promoverá o resgate e a reabilitação de animais silvestres no Pantanal em parceria com Ampara Silvestre. Também adotará políticas de apoio a pequenos produtores de cria de gado, com investimento no Programa de Produção Sustentável de Bezerros da IDH - Iniciativa para o Comércio Sustentável. Com tudo isso, o Verde+ passa a ser um programa integrado de agropecuária ainda mais inovador, sustentável e de baixa emissão de carbono, reafirmando o compromisso inegociável da Marfrig com a transparência e com a conservação da biodiversidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.