26/May/2025
Com as perspectivas do crescimento do mercado de biometano no País, a brasileira MAT Equipamentos para Gases, maior produtora de cilindros de armazenamento para gases a alta pressão da América do Sul, fechou parceria com a italiana GRAF Gastech para nacionalização de compressores de biometano. A partir dessa aliança, a MAT passará a produzir e montar no Brasil os sistemas de compressão para o gás biometano. Com a fabricação local, a empresa também vai facilitar o acesso dos players do mercado brasileiro às linhas de crédito incentivadas no País para aquisição de máquinas com juros competitivos, como o Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos (Finame) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Neste novo cenário, a expectativa da MAT é alcançar um crescimento de 25%-30% em faturamento no ano de 2025. A MAT irá utilizar como base a tecnologia italiana GRAF, que vem sendo comercializada por ela no Brasil desde 2022. Os contratos de fornecimento de sistemas de compressão italianos superaram a cifra de R$ 30 milhões e possibilitaram delinear investimentos para a nacionalização da tecnologia. Para a MAT, o novo investimento representa uma oportunidade de se destacar em áreas antes exclusivas de grupos estrangeiros, em um mercado que os dirigentes enxergam com enorme potencial. O Brasil está se fortalecendo, criando importante capacidade de produção de biometano, com plantas estrategicamente distribuídas pelo País.
Trata-se de uma etapa inicial de um mercado que tem como mola propulsora os altos investimentos realizados nos aterros sanitários e a partir de resíduos do agronegócio brasileiro para a produção do biometano. Os sistemas de compressão são capazes de operar em regime 24/7 (24 horas por sete dias da semana) para o abastecimento do gás diretamente ao gasoduto a partir das plantas, ou no enchimento das carretas de transporte utilizadas pelos transportadores de gás para levar energia limpa a regiões aonde o gasoduto não chega. O robusto desenvolvimento e os crescentes investimentos na indústria do gás biometano no Brasil levaram a MAT a mudar, a partir de 2022, o rumo dos seus negócios.
De líder na fabricação de cilindros para gases industriais, medicinais e gás natural (GNV/GNC), a empresa que completa 85 anos em 2025, passou a comercializar e desenvolver tecnologias integradas direcionadas ao mercado de biocombustíveis. Atualmente, a MAT conta com unidades de produção de cilindros de alta pressão em Jundiaí, São Paulo, e a montagem das unidades de armazenamento e transporte de gás, em Porto Real, no Rio de Janeiro. A empresa já abastece o mercado brasileiro com os equipamentos que abrangem toda a cadeia, desde sistemas de compressão e descompressão, skids de armazenamento de gás e carretas específicas de transporte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.