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09/Jun/2025

Porto de Santos precisa investir em vias de acesso

Episódios recentes no Porto de Santos (SP), como a queda de uma passarela e acidentes no Sistema Anchieta-Imigrantes, evidenciam a fragilidade dos acessos ao maior terminal portuário do País. Para resolver os gargalos, o Porto de Santos deve aplicar R$ 800 milhões para modernizar 100 quilômetros de ferrovias dentro da área portuária. A obra faz parte de um pacote maior de investimentos em acessos que soma R$ 1,1 bilhão, incluindo a perimetral da margem esquerda no Guarujá.

O governo de São Paulo anunciou investimento de R$ 8 milhões na terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, considerada fundamental para reduzir a pressão sobre o único corredor que liga o planalto ao litoral. O Porto de Santos não vai conseguir continuar crescendo com celeridade se não tiver mais vias de acesso. Para a CS Infra, a solução passa por diversificar as rotas de escoamento para reduzir a sobrecarga do sistema paulista. O modelo deve priorizar outros portos das Regiões Nordeste e Norte como alternativas ao corredor Santos-São Paulo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.