26/Aug/2025
A SPRO, empresa especializada em sistemas de gestão para o agronegócio, prevê faturar este ano R$ 125 milhões, 25% mais que em 2024. Desde a sua fundação, em 2008, a empresa vem em uma trajetória de crescimento, adaptando ao campo brasileiro o SAP, software alemão que integra compras, vendas, produção e finanças em uma só plataforma digital. As empresas não só querem como precisam investir em tecnologia para ganhar eficiência em um cenário de margens cada vez mais apertadas. O faturamento, que era de R$ 10 milhões em 2014, chegou a R$ 100 milhões dez anos depois, embalado pela digitalização de cooperativas, tradings e agroindústrias.
Hoje, com mais de 500 funcionários, a companhia atende desde pequenas cooperativas até multinacionais como Cofco, São Salvador Alimentos e C.Vale. A SPRO abriu este mês escritório em Porto Alegre (RS) para atender clientes do agronegócio do Rio Grande do Sul e já prepara expansão na Região Centro-Oeste. Um hub foi criado para Mato Grosso, Goiás e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A ideia é reduzir custos de projetos que exigem grandes equipes fora da sede em Curitiba (PR) e concentrar mão de obra nas regiões produtoras.
Além da consultoria em gestão, a SPRO criou a área Tecway, voltada para inteligência artificial, e lançou uma plataforma própria, que coleta dados no campo por meio de sensores. Os aparelhos monitoram desde a temperatura de galpões até o peso diário dos frangos em relação ao consumo de ração, gerando alertas automáticos que evitam perdas. Após anos de crescimento orgânico, a empresa conversa com fundos e parceiros para ganhar escala e acelerar a digitalização do agronegócio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.