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29/Aug/2025

Insumos: Syngenta divulga resultado do 1º semestre

O Grupo Syngenta, holding formada pelo braço agrícola das estatais do setor químico Chemchina e Sinochem, registrou vendas de US$ 14,5 bilhões no primeiro semestre de 2025, sem variação ante igual período do ano passado, informou a companhia nesta quinta-feira (28/08). O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 24% na comparação anual, para US$ 2,5 bilhões. No segundo trimestre deste ano, as vendas representaram US$ 7,2 bilhões, estável em comparação com período equivalente de 2024, enquanto o Ebitda avançou 32%, de US$ 800 milhões para US$ 1,1 bilhão. As vendas da divisão de proteção para lavouras no semestre aumentaram 3% no semestre, para US$ 6,4 bilhões. A Syngenta afirmou que as vendas na Europa avançaram 5%, com impulso pelo desempenho de biológicos e pelo retorno aos níveis normais de estoque.

Na Ásia, Oriente Médio e África (excluindo a China), as vendas subiram 9% com preços favoráveis para lançamentos de produtos e volumes maiores. Além disso, a China manteve um forte desempenho, com ganho de 9%, decorrente de avanços em biológicos e demais tecnologias. Nos primeiros seis meses, as vendas na América do Norte foram 10% maiores, já na América Latina e no Brasil houve queda de 14% e 5%, respectivamente. A divisão de sementes apresentou vendas 2% maiores no semestre, para US$ 2,4 bilhões. No período, as vendas de sementes de grandes culturas na China e no Brasil continuaram apresentando forte crescimento, de 14% e 10%, respectivamente, disse a Syngenta. Na Ásia, Oriente Médio e África, o aumento foi de 1%. Apesar de apresentarem aumentos no 2º trimestre, as vendas na América do Norte recuaram 1% no acumulado do semestre, enquanto na América Latina caíram 5% e na Europa recuaram 7%.

As vendas de sementes de hortaliças cresceram 5% e as de flores caíram 2%. O Brasil expandiu seu portfólio de soja e milho em preparação para o plantio. Na Ásia, a Indonésia fortaleceu seu portfólio de milho biotecnológico no segmento irrigado tropical, enquanto a Índia ganhou participação no mercado de milho ao integrar ainda mais os pontos de contato físicos e digitais com os agricultores. Para o Syngenta Group China, as vendas somaram US$ 4,9 bilhões no primeiro semestre, 5% abaixo do ano anterior devido à continuidade das saídas estratégicas de negócios de menor margem. Os negócios de sementes, proteção de cultivos e fertilizantes tiveram forte crescimento de volume impulsionado pela introdução de novos produtos, o que compensou as pressões de preços.

No período, ainda, as vendas de sementes cresceram 15% e nutrição de cultivos teve alta de 6%, mesmo patamar das vendas de formulações. Além disso, as vendas da Adama somaram US$ 2,1 bilhões no primeiro semestre de 2025, permanecendo no mesmo nível do registrado no ano anterior. No período, a empresa elevou em 19% suas vendas na América do Norte. Na Europa, África e Oriente Médio, as vendas caíram 4%. A América Latina teve perda de 9% e a Ásia-Pacífico (excluindo a China) recuou 19% nas vendas. As vendas na China subiram 12%. O Grupo Syngenta afirmou que espera vendas e margens estáveis no segundo semestre deste ano, tendo em vista os sinais de maior estabilização do mercado de proteção de cultivos e uma linha de base mais baixa em 2024. Fonte: Broadcast Agro.