23/Sep/2025
A Agrológica, empresa de varejo de insumos agrícolas, deve fechar o ano com faturamento de R$ 600 milhões, 20% acima de 2024. O resultado ainda não repete os R$ 700 milhões de 2023, melhor momento da companhia e que ainda não vislumbrava a crise que atingiria o segmento do agronegócio por causa dos preços mais baixos da soja e do milho. A empresa, que tem 8 lojas em Mato Grosso, adiou a meta de R$ 1 bilhão prevista para 2026 e reformulou os planos. A aposta agora é em produtos de maior margem de lucro.
A operação hoje é positiva; mas o problema é carregar dívidas do passado em um cenário de juros altos. A empresa redirecionou a estratégia para segmentos de maior margem após ver os defensivos virarem “um ringue de competição”. A aposta recai sobre sementes, especialmente milho, e biológicos, que já respondem por cerca de 7% da receita. O produtor adotou rápido essa tecnologia. As encomendas de todos os produtos para a safra estão 28% acima do ano passado.
A prioridade também é reduzir estoques de 15% para menos de 10% das vendas, abrindo mão de descontos de fornecedores para melhorar o dinheiro em caixa. A Agrológica prepara nova captação no mercado financeiro após emitir títulos de R$ 75 milhões com o Itaú que vencem em 2026. A intenção é repetir valor similar para financiar as operações. A empresa planeja abrir uma nova loja em Mato Grosso até 2026. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.