31/Oct/2025
O Consórcio RDG Sinop arrematou nesta quinta-feira (30/10) a concessão do Lote 6 de rodovias de Mato Grosso. A ganhadora desbancou outras duas concorrentes após ofertar um desconto de 13,81% sobre a tarifa básica de pedágio estipulada em edital. A CS Infra e o Consórcio Rota Multimodal - Nova MT também participaram da disputa realizada na sede da B3, em São Paulo. O trecho de mais de 634,3 quilômetros abrange as rodovias estaduais MT-020, MT-140, MT-244 e MT-251. A previsão é de R$ 4,7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de contrato. Do montante total, R$ 2,7 bilhões serão destinados a obras e R$2,5 bilhões a custos operacionais. A RDG Sinop se consagrou vencedora após a disputa ir a viva-voz. A CS Infra também participou da disputa, oferecendo um desconto de 13,31%. O Consórcio Rota Multimodal - Nova MT não chegou a ir ao viva-voz.
Com a vitória da RDG Sinop, a concessão deve sair do papel após duas tentativas frustradas. Em abril, quando outros quatro lotes foram leiloados, o bloco 6, assim como o 3, ficou de fora após não atrair interessados. Um novo certame estava previsto para agosto, mas foi suspenso pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) a pedido da CS Infra. No leilão de abril, a CS Infra arrematou o Lote 5. O Lote 1 foi conquistado pela VF Gomes e o 2 pelo Consórcio Rota da Produção, formado pelas empresas Zopone Engenharia. Já a Monte Rodovias levou o Lote 8. O RDG Sinop, é composto pelas empresas Terracom Concessões e Participações Ltda.; Construtora Kamilos Ltda.; Estrutural Concessões de Rodovias Ltda.; Ellenco Participações Ltda.; e Vale do Rio Novo Engenharia e Construções Ltda. O consórcio Rota Multimodal - Nova MT, é composto por Neo Invest S.A; Guaxe Construtora Ltda.; e Galápagos Participações Ltda.
O consórcio da CS Infra S.A chama também Rota Multimodal e é composto pela MTSUL Construções Ltda.; e TPI (Triunfo Participações e Investimentos S.A). Após arrematar a concessão do Lote 6 de rodovias de Mato Grosso, o consórcio RDG Sinop planeja estruturar emissão de debêntures incentivadas para financiar até 80% da concessão. O projeto já está estruturado. O crescimento do agronegócio impulsiona os investimentos. A rodovia vai ser muito demandada pelo crescimento da safra que vem ano a ano crescendo. O trecho de mais de 634,3 quilômetros abrange as rodovias estaduais MT-020, MT-140, MT-244 e MT-251. A previsão é de R$ 4,7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de contrato. Do montante total, R$ 2,7 bilhões serão destinados a obras e R$2,5 bilhões a custos operacionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.