30/Jan/2026
A Wilson Sons lançou nesta quinta-feira (29/01) o primeiro rebocador de um novo ciclo de construção de embarcações para apoiar os maiores navios do mundo, os New Panamax, em uma cerimônia de batismo do WS Halcyon, no Porto do Rio de Janeiro (RJ). Outros dois rebocadores da mesma classe, 2312 (23 metros de comprimento e 12 metros de largura), têm entregas previstas até meados de 2026. Os projetos das três embarcações de grande potência são executados no estaleiro da companhia, no Guarujá (SP). Com a nova série da classe 2312, a Wilson Sons alcançará a marca de 155 embarcações construídas em seu estaleiro, que possui mais de 80 anos de trajetória.
O CEO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci, destaca que as novas embarcações para apoiar manobras nos principais portos brasileiros fazem parte da estratégia de renovação da frota da companhia, que conta com mais de 80 rebocadores. "Com o batismo do WS Halcyon e o novo ciclo de construção de rebocadores, reafirmamos nosso compromisso com operações portuárias de excelência, seguras, eficientes e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento do setor e do país", afirma Calbucci. O WS Halcyon tem propulsão azimutal (hélices navais que fornecem impulso em qualquer direção) e tração estática (bollard pull) de 70 toneladas. A embarcação possui ainda sistema de combate a incêndio com capacidade de 2,4 milhões de litros/hora de água (FiFi 1).
"Nosso foco é garantir operações seguras, eficientes e confiáveis, contribuindo diretamente para o fluxo do comércio exterior e para o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira", destaca o diretor-executivo da unidade de Rebocadores, Márcio Castro. No mercado há 188 anos, a Wilson Sons tem presença em mais de 25 portos no Brasil. Sua frota de rebocadores apoia embarcações destinadas ao comércio doméstico e internacional, além da indústria de energia offshore. As operações são monitoradas em tempo real desde 2011 a partir da Central de Operações de Rebocadores (COR). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.