23/Jun/2026
O governo federal trabalha para incluir projetos ferroviários no Plano Clima, ampliando o acesso do setor a instrumentos de financiamento voltados à mitigação das mudanças climáticas e à redução das emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reforça o papel das ferrovias na estratégia nacional de transição para uma economia de baixo carbono. O Plano Clima é um dos principais instrumentos da política ambiental federal para apoio a projetos considerados estratégicos na agenda de descarbonização. Os recursos são destinados ao financiamento de iniciativas capazes de contribuir para a redução das emissões e para a adaptação às mudanças climáticas. A inclusão de empreendimentos ferroviários entre os projetos elegíveis reflete a avaliação de que o transporte sobre trilhos apresenta elevada eficiência energética em comparação ao modal rodoviário.
O setor ferroviário sustenta que a ampliação da participação das ferrovias na matriz de transportes pode reduzir as emissões associadas à logística, além de aumentar a eficiência do escoamento de cargas em longas distâncias. A sinalização do governo indica a intenção de enquadrar projetos ferroviários entre os investimentos aptos a acessar linhas de crédito e mecanismos de financiamento vinculados à agenda climática. A medida pode ampliar a disponibilidade de recursos para expansão da infraestrutura ferroviária, fortalecendo iniciativas voltadas à modernização logística e à redução da intensidade de carbono do sistema de transportes brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.