04/Nov/2020
A AGCO, fabricante norte-americana de máquinas agrícolas de marcas como Valtra e Massey Ferguson, registrou lucro líquido de US$ 157,3 milhões, ou US$ 2,09 por ação, no terceiro trimestre deste ano, ante lucro de US$ 7,6 milhões (US$ 0,10 por ação) obtido em igual período do ano passado. O lucro ajustado foi de US$ 2,09 por ação. As vendas líquidas da companhia somaram US$ 2,5 bilhões no período, alta de 18,4% ante o reportado em igual intervalo de 2019. O resultado trimestral da companhia foi maior do que nos trimestres anteriores, quando o lucro líquido vinha apresentando tendência de queda. Segundo a companhia, as vendas foram potencializadas pelas melhores condições dos mercados agrícolas internacionais.
Assim como outras empresas do setor, o desempenho da AGCO reflete a retomada dos investimentos de agricultores em máquinas e equipamentos agrícolas, em meio à flexibilização das medidas restritivas decorrentes da pandemia do coronavírus. No período, todos os mercados da companhia apresentaram aumento das vendas. A maior alta foi observada na região da Ásia/Pacífico/África, seguida pela Europa/Oriente Médio, com avanço de 25,2% e 22,7%, respectivamente, entre os segundos trimestres de 2020 e 2019. A receita na região da América do Sul registrou alta de 14,4%, enquanto na América do Norte, as vendas aumentaram 8,6% no período. As colheitas estão progredindo antes do previsto no Hemisfério Norte e a produção global está em um ano recorde, apesar da pandemia de Covid-19 em curso", disse o presidente-executivo da companhia, Martin Richenhagen.
O CEO da AGCO também disse que a demanda global por máquinas agrícolas deve ficar próxima da verificada em 2019, uma visão mais otimista do que a apresentada por ele em junho, de que haveria retração na comparação anual por causa da pandemia. "O consumo global de grãos está se recuperando, consistente com a melhoria das atividades econômicas e aumento das exportações de grãos para China. Após a redução das previsões para o fim dos estoques de grãos, os preços das soft commodities aumentaram no terceiro trimestre, o que é positivo para a economia agrícola", acrescentou Richenhagen. Para o ano fiscal de 2020, a companhia espera vendas de US$ 8,9 bilhões e lucro ajustado de US$ 5 por ação. A fabricante disse que a orientação financeira não contempla novas interrupções decorrentes da pandemia da Covid-19. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.