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27/Nov/2020

Tecnologia: Facebook anuncia startups para o agro

O Facebook e a aceleradora Baita, sediada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciaram as dez startups que serão desenvolvidos por meio do seu programa Campo Digital. Dentre as iniciativas selecionadas, estão uma fintech que usa dados para reduzir o risco e as taxas de juros de empréstimos a agricultores, uma startup que utiliza drones para melhorar a produtividade, e um marketplace (shopping virtual) de colmeias, que conecta produtores de girassol e morango a apicultores, para que abelhas polinizem a plantação e os fornecedores tenham maior renda. O projeto Campo Digital, anunciado no fim de setembro no Brasil, busca soluções digitais para o agronegócio brasileiro focadas em pequenos e médios produtores.

É o primeiro programa do Facebook de aceleração de startups com soluções para agricultura na América Latina e, a depender dos resultados, poderá dar origem a outras ações semelhantes no Brasil e na região. Participaram do processo seletivo empreendedores de todo o País. Membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Embrapa Informática Agropecuária e do Instituto de Pesquisas Eldorado também avaliaram se as soluções propostas de fato ajudavam a contornar gargalos enfrentados pelos agricultores e se atendiam ao objetivo do programa, de melhorar produtividade, eficiência ou sustentabilidade no campo. As pequenas propriedades geram 67% dos empregos no setor agropecuário e produzem 70% dos alimentos consumidos no Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE. Há uma oportunidade para fomentar a inovação digital nesse setor tão vital da economia brasileira.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey, de maio deste ano, mostrou que apenas um terço dos produtores considera comercializar seus produtos de forma online. Há um potencial enorme de ganho de eficiência e escala com o uso de ferramentas digitais. As startups selecionadas passarão os próximos quatro meses recebendo mentoria da Baita e do Facebook, o que incluirá orientação para definir metas e avaliar o modelo de negócio, palestras, workshops e networking com profissionais do agronegócio. As empresas contarão, além disso, com capacitação técnica de especialistas da Esalqtec, incubadora de empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq), e da Unicamp, ambas reconhecidas pela formação de profissionais do agronegócio. Em abril do ano que vem, ao fim do programa, as startups definirão, com a Baita, os passos seguintes para oferecer as soluções de forma independente.

No evento de conclusão do programa, o Demoday, os fundadores apresentarão seus modelos de negócio para um painel de especialistas e investidores formado por representantes da CNA, do BID Lab (laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID), assim como dos fundos SP Ventures, Yield Lab e outros focados em agtechs. Foram selecionadas as seguintes startups: E-ctare - São Sebastião do Paraíso (MG); ManejeBem - Florianópolis (SC); AgroBee - Ribeirão Preto (SP); Lucro Rural - Cuiabá (MT); Campotech - Santa Rita do Sapucaí (MG); AgroRaptor - Curitiba (PR); Raizs - São Paulo (SP); TerraMagna - São José dos Campos (SP); NONG - Distrito Federal (DF); ELYSIOS - Porto Alegre (RS). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.