ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Fev/2021

Fertilizantes: Unigel pretende retomar a produção

A Unigel Agro SE, que arrendou a fábrica de fertilizante da Petrobras em Sergipe, fechou contrato com a Sergas, distribuidora local de gás natural, fornecido pela Petrobras e usado como insumo na produção. A contratação do serviço de distribuição de mais de 100 mil m³ de gás por dia é mais um passo dado para que a unidade produtiva seja retomada, provavelmente ainda neste primeiro trimestre. A assinatura é comemorada pelo governo de Sergipe, que conta com a empresa para tocar adiante o projeto de utilizar o gás como âncora do desenvolvimento local. Depois da Bacia de Santos, a de Sergipe-Alagoas, no litoral de Sergipe, é uma das principais apostas para ampliar a oferta do gás no País, o que, segundo o governo federal, pode impulsionar a geração de uma energia mais barata. Mas, para que o projeto dos governos saia do papel, deve contar com grandes consumidores industriais e, possivelmente, com usinas térmicas que utilizariam o gás como matéria prima na geração de energia.

Por enquanto, o número de indústrias dispostas a isso é restrito e não justifica a construção da infraestrutura de transporte e distribuição de gás necessária para disseminar o consumo do energético em larga escala. Sergipe também conta com a Unigel para reativar a atividade da cadeia fornecedora instalada no entorno da fábrica e os empregos associados a ela, que desapareceram desde que a Petrobras decidiu fechar a fábrica. Segundo a Sergas, a assinatura deste contrato eleva a distribuidora a outro patamar de importância no cenário do gás natural canalizado no Brasil. Para movimentar esse volume de gás, a companhia investiu cerca de R$ 2,8 milhões na construção da infraestrutura necessária.

Desde o dia 18 de dezembro do ano passado, a Sergas já fornece gás à Unigel Agro SE mas ainda em volumes menores, em condições de interrupção a qualquer momento, apenas para a fase de teste da planta industrial. O fornecimento de gás pela Petrobras vai permitir que a Unigel coloque em operação também a fábrica de fertilizantes da Bahia, arrendada da Petrobras. Mas, neste caso, a previsão de início da operação é para o segundo trimestre. A Unigel é uma petroquímica de grande porte, produtora de acrílicos e estirênicos, que atende mercados como o de eletrodomésticos, bens de consumo, construção civil, embalagens, mineração e agricultura. O arrendamento das fábricas da petrolífera estatal por dez anos, em 2019, representa, no entanto, a sua entrada no agronegócio. A Unigel irá suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de amônia, ureia e sulfato de amônio. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.