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10/Jun/2022

BRADESCO BBI inicia cobertura da AGROGALAXY

O Bradesco BBI iniciou a cobertura da AgroGalaxy, segunda maior varejista de insumos agrícolas do Brasil, com classificação "outperform" (acima da média) e preço alvo da ação de R$ 19,00. Hoje, a companhia está sendo negociada a um atraente EV/Ebitda (estimado para 2022) de 4,1 vezes, o que representa desconto ao redor de 30% em relação a concorrentes globais. Pelo preço-alvo, a empresa seria negociada a 6,4 vezes, em linha com o múltiplo combinado dos pares. A companhia pode se tornar uma grande consolidadora do mercado de distribuição de insumos no Brasil, a exemplo do que fez a concorrente Nutrien nos Estados Unidos. Este mercado movimenta cerca de R$ 180 bilhões por ano no Brasil e tem aproximadamente 6 mil lojas, com 12% das empresas possuindo 8 ou mais lojas. A AgroGalaxy, agora com apenas 3% de market share, aproximadamente, continuará a consolidar com sucesso este mercado por meio de um mix de crescimento orgânico e inorgânico, capturando participação de pequenas empresas familiares, especialmente em áreas que os grandes players não estão atendendo.

Nos Estados Unidos, a Nutrien saiu de uma participação de mercado de 2,5% em 2002 para 22% em 2021. Do crescimento, cerca de 30% foi orgânico (abertura de novas lojas), contribuindo com 6% do market share no período de 20 anos. O cenário base traçado para a AgroGalaxy, que considera somente crescimento orgânico, estima incremento de 2,5% no market share até 2030. Embora existam outros consolidadores, como 3tentos (organicamente), Lavoro (organicamente/inorganicamente) e Nutrien, não é esperado que esses players venham a competir de perto pelo menos nos próximos cinco anos, uma vez que o mercado brasileiro ainda é vasto e muito fragmentado, e suas participações de mercado atualmente não excedem 3%. Regiões agrícolas de rápido crescimento, como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Estados da Região Norte, como Acre e Rondônia, não têm forte concorrência no setor e podem suportar a consolidação orgânica da AgroGalaxy.

O Brasil tem potencial para mais 1,5 mil novas lojas até 2030 assumindo que o País mantenha o mesmo ritmo de conversão de pastagens em lavouras, das quais MATOPIBA, Acre e Rondônia poderiam ter aproximadamente 20% do total. Esta região será uma das principais áreas de crescimento orgânico da AgroGalaxy, já que os maiores players não a atendem atualmente. O BBI estima a abertura de 100 novas lojas da empresa nos próximos quatro anos, que se somarão às cerca de 150 atuais e adicionarão R$ 4,2 bilhões em receita. Em Mato Grosso, há sete potenciais alvos de M&A" (fusão/aquisição) para a AgroGalaxy. O mercado de insumos do Estado movimenta R$ 50 bilhões, mas é também onde os principais varejistas de insumos vêm concentrando seus planos de expansão.

As sete empresas mapeadas têm menos de 50% de sobreposição de suas lojas com as da AgroGalaxy e somam mais de 50 lojas que poderiam ser adquiridas pela varejista. No entanto, O BBI não está assumindo M&A no caso base, dadas as atuais condições desafiadoras de mercado e o espaço mais limitado no balanço da AgroGalaxy (1,8 vez a dívida líquida/Ebitda estimado para 2022). Mas, supondo que a empresa se alavanque a até 3 vezes e pague em média um EV/EBITDA de 5,5 vezes após as sinergias (6 a 6,5 vezes antes das sinergias), poderia fazer aproximadamente R$ 1,8 bilhão em aquisições e adicionar R$ 2,40 ao preço-alvo, assumindo que essas metas sejam novamente precificadas considerando o EV/EBITDA alvo da AgroGalaxy de 6,4 vezes. Fonte: Broadcast Agro.