ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jul/2022

AGCO planejando expansões no Brasil e no mundo

O grupo AGCO, que tem diversas marcas de maquinário agrícola, estabeleceu o objetivo para a marca Massey Ferguson de crescer 60% nos próximos cinco anos, até 2026. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14/07) pelo vice-presidente sênior da AGCO e head global da marca Massey Ferguson, Luis Felli. "Queremos fazer isso com introdução de novos produtos, transformação de rede (de concessionários), uma série de ações que estamos fazendo no mundo inteiro para estar mais próximo dos agricultores. Mas nosso objetivo não é estar próximo de todos os produtores, temos um posicionamento, de oferecer um nível de tecnologia adequado a cada nível de produtor, em cada região. É um desafio porque o nível de tecnologia embarcada varia, na África é uma coisa que produtor necessita, na Europa precisa de outra coisa", disse Felli durante coletiva de imprensa realizada pela companhia em Brasília (DF). O foco da marca de 175 anos, no mundo, serão dois segmentos de produtores: aqueles mais 'cuidadosos' com seu orçamento e que fazem um processo de compra “racional”, de acordo com Felli.

Para este público, a marca pretende oferecer soluções descomplicadas, confiáveis e acessíveis. "O perfil é o produtor que quer saber, para cada investimento, o quanto vai ganhar em termos de retorno. Nós estimamos que de 40% a 60% dos produtores no mundo têm esse perfil, variando de região para região, o que nos traz um enorme potencial de crescimento". O grupo AGCO pretende ampliar sua presença global com a marca europeia Fendt, focada em alta tecnologia e inovação, afirmou o presidente e CEO do grupo AGCO, Eric Hansotia. "Estamos entrando no terceiro capítulo de nossa história (em 2021), e a equipe sênior da empresa criou uma estratégia para esse terceiro capítulo, em que queremos ter as soluções mais focadas para o produtor alimentar o mundo de forma sustentável, produzindo muito além das máquinas. Teremos três motores: aumentar nosso negócio de maneira global, e vamos isso com a Fendt, porque Massey Ferguson e Valtra já são globalizadas; agricultura de precisão e retrofit; e ampliar o negócio de peças e serviços", explicou Hansotia.

Com a marca europeia Fendt, o plano da companhia é ampliar as vendas de seus pulverizadores, plantadeiras, colheitadeiras e demais produtos para outras regiões em que há produtores demandantes de alta tecnologia. Neste sentido, Hansotia citou América do Sul e do Norte, Austrália e África do Sul. No segmento de Agricultura de Precisão, o executivo citou as aquisições dos dois últimos anos de pequenas empresas de tecnologia e startups, como Precision Planting, Faromatics, Greeneye, Headsight, Appareo e Apex em 2021 e CSM e JCA em 2022. Também mencionou o plano de expandir o trabalho de “retrofit” em máquinas de produtores, com a instalação de equipamentos que confiram novos atributos aos equipamentos. O terceiro motor de crescimento global da empresa será a ampliação do negócio de peças e serviços. “Nos últimos anos aumentamos nossa oferta de peças, mas queremos trabalhar com os revendedores para aumentar as parcerias com os produtores neste sentido, tentar prever quando será necessário a troca de um componente ou peça”, disse Hansotia.

O CEO do grupo AGCO também comentou do direcionamento da empresa no que se refere à sustentabilidade nas operações. A ideia, segundo ele, é oferecer soluções que contribuam para a saúde do solo, a descarbonização de produtos e da operação da companhia, melhorar a saúde e segurança dos colaboradores e priorizar o bem-estar animal na produção de alimentos. Nos últimos dez anos, a AGCO investiu aproximadamente US$ 3,2 bilhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vende seus produtos por meio de 3,2 mil concessionárias em 140 países, 375 delas no Brasil. A AGCO vai investir R$ 340 milhões entre 2022 e 2024 para ampliar suas fábricas em Ibirubá (RS), onde produzirá novos modelos de plantadeiras da linha Momentum, e em Mogi das Cruzes (SP), de tratores, pulverizadores, motores e geradores, disse o vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, Rodrigo Junqueira.

"Com os investimentos, produziremos novos modelos de plantadeiras que complementarão a linha Momentum, para atender o mercado brasileiro e o mundo, e ampliaremos a produção de tratores pesados". Junqueira também comentou sobre a expansão da rede de concessionárias que vendem a marca Fendt no País, que hoje conta com 11 lojas e deve fechar o ano com o dobro, 22 lojas. Todas as 10 unidades da AGCO no Brasil, além disso, passarão a contar a partir desse mês com energia vinda 100% de fontes renováveis, informou o executivo. A empresa também trabalha para, em breve, ter sua frota interna de caminhões movida por eletricidade ou outras energias renováveis, de acordo com o executivo. Fonte: Broadcast Agro.