22/Set/2022
A Taranis, empresa de monitoramento de alta precisão com sede no estado de Indiana, nos Estados Unidos, e escritório em Campinas (SP), captou US$ 40 milhões em uma rodada de investimento de série D, liderada pelo fundo europeu focado em tecnologia climática Inven Capital. Os recursos permitirão à empresa acelerar seu plano de crescimento de três anos, principalmente no Brasil, que é o segundo maior mercado para a empresa que pretende aumentar o investimento para expandir as operações locais e fornecer insights para proteger milhões de hectares de plantações.
Com a última rodada, o montante já levantando pela Taranis chega a US$ 100 milhões. A empresa possui uma plataforma digital com inteligência artificial, chamada Taranis Smartscout, voltada a produtores, distribuidores e consultores agrícolas, que utiliza imagens com precisão foliar analisadas com tecnologia de machine learning. O sistema é alimentado por uma biblioteca de imagens de campo de alta resolução com mais de 200 milhões de pontos de dados de Inteligência Artificial, dos quais 10% a 15% referentes ao mercado brasileiro.
Presente no Brasil desde 2017, o principal foco da empresa é a cultura de cana-de-açúcar, mais especificamente grandes usinas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A Taranis monitora cerca de 300 mil hectares no País e pretende passar de 600 mil até o fim de 2023. Também atua com as culturas da soja, milho, sorgo, algodão e pastagens, e vem desenvolvendo mais de 100 revendedores e distribuidores de insumos no Brasil para ofertar suas soluções. O novo aporte permitirá à companhia, além disso, se dedicar mais ao mercado de créditos de carbono.
Está previsto o lançamento de uma ferramenta de medição, reporte e verificação (MRV) de crédito de carbono, que deve estar no mercado até 2023. Será desenvolvida uma solução que proporcionará o recebimento digital de crédito de carbono, para o mercado mundial. Uma das maiores dificuldades do processo, segundo a empresa, é o alto custo de medir e reportar os créditos. Há uma demanda no mercado agrícola hoje pelo serviço. Mas, não é algo fácil de ser feito. A empresa está investindo no desenvolvimento de uma ferramenta de MRV. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.