28/Set/2022
Uma eventual crise no abastecimento do diesel S10, o menos poluente e mais consumido no Brasil, foi descartada por agentes do setor na 20ª Rio, Oil & Gas, que se realiza até esta quinta-feira (29/09). Segundo a Ipiranga, o cenário continua difícil, mas de fato não teve nenhuma falta até agora. Observando os estoques, conclui-se que vai continuar com o produto disponível. Mesmo com a Petrobras não seguindo liturgicamente os preços internacionais, as importações de diesel continuam sendo feitas e são necessárias para atender os clientes da Ipiranga. No momento, os preços da Petrobras estão alinhados com os do mercado internacional, apesar das últimas reduções de preço no mercado interno.
Não é questão de o preço ser vantajoso ou não, é preciso importar. O País tem déficit de 25% e precisa importar, independentemente da disparidade de preços. A diversificação de regiões para importar o produto tem ajudado a empresa a manter o abastecimento. Além de distribuir combustíveis no território nacional, a Ipiranga é uma das três grandes importadoras privadas, com a Vibra e a Raízen (joint venture da Shell e Cosan). A Petrobras também importa o produto e domina a produção do combustível no mercado interno. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que este ano foi um grande teste para a agência em termos de abastecimento de combustíveis no País, principalmente de diesel S10 e de gás liquefeito de petróleo (GLP), produtos que dependem de importação.
Desde março, a ANP está monitorando diariamente os estoques, principalmente de diesel S10, com a ajuda dos agentes do mercado, buscando mitigar esses eventos que afetam o abastecimento. Este ano, a guerra na Ucrânia mudou o cenário. A ANP defende o aumento no prazo para a formação de estoques de combustíveis no Brasil. Na União Europeia, os estoques são de 60 dias de demanda interna, e, no Brasil, isso fica muito aquém do necessário para trazer tranquilidade sobre o abastecimento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.