21/Out/2022
Segundo a consultoria Kynetec, o mercado de produtos para nutrição da soja cresceu 57% na safra 2021/2022, para cerca de US$ 12 bilhões. O levantamento faz parte do estudo FarmTrak, que analisou os segmentos de corretivos e condicionadores de solo, adubação de base, adubação de cobertura, inoculantes, bioestimulantes e fertilizantes via semente e foliares. Mesmo ante a desvalorização cambial de 27% entre as duas safras comparadas, o mercado avançou em área cultivada, número de tratamentos e adoção para corretivos, tratamento de sementes e inoculantes.
As vendas de fertilizantes de solo, empregados no plantio ou em cobertura, foram de aproximadamente US$ 10 bilhões (83% do mercado de nutrição) em 2021/2022. Na safra anterior, as vendas dessa categoria de produto somaram US$ 6,392 bilhões. Somados, os corretivos e condicionadores de solo e a adubação via semente e foliar, inclusive bioestimulantes, além de inoculantes, significam 19% do mercado de nutrição da oleaginosa, em torno de US$ 2,3 bilhões. A realização do FarmTrak 2021/2022 ocorreu em quase 670 cidades e ouviu mais de 2,4 mil agricultores. A empresa dará continuidade ao levantamento sobre nutrição da soja no ciclo 2022/2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.