28/Out/2022
O Grupo Syngenta, formado pela Syngenta Crop Protection, Syngenta Seeds, Adama e Syngenta Group China, gigante na área de insumos agrícolas, obteve lucro líquido de US$ 7,9 bilhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 21,5% ante os US$ 6,5 bilhões obtidos em igual período do ano passado, informou a companhia nesta quinta-feira (27/10). O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 25% na comparação anual para US$ 1 bilhão no terceiro trimestre. As vendas da Divisão de Proteção para Lavouras aumentaram 32,3% no terceiro trimestre para US$ 4,1 bilhões, com crescimento em todas as regiões de atuação.
A Divisão de Sementes apresentou vendas 12,5% maiores ante 2021, para US$ 900 milhões, com incremento no desempenho obtido em todas as regiões com exceção da divisão de sementes de hortaliças, que foram 1% menores por causa de adversidades relacionadas a impactos da moeda. As vendas da Adama, de agroquímicos, cresceram 14,3%, de US$ 1,4 bilhão no ano passado para US$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre deste ano, com forte demanda e aumento nos preços, liderada pelos negócios no Brasil. Já a operação do grupo na China teve significativo aumento de 5,9% na receita, para US$ 1,8 bilhão.
A empresa atribuiu o resultado à forte demanda por produtos e serviços que permitem agricultores cultivarem de forma sustentável em meio à segurança alimentar global e aos desafios das mudanças climáticas. A companhia também ressaltou o ambiente macroeconômico desafiador por causa do câmbio. Segundo a Syngenta, o crescimento das vendas foi atribuído a um aumento significativo em todas as unidades de negócios, impulsionado por preços robustos de grãos, economia agrícola atraente e aumento de estoque em toda a cadeia de valor. Aumentos de preços necessários foram implementados para ajudar a mitigar custos mais altos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.