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16/Nov/2022

Boa Safra Sementes: resultado do 3º trimestre/2022

A Boa Safra Sementes registrou lucro líquido de R$ 85,94 milhões no terceiro trimestre deste ano. O resultado foi 2,49% inferior ao reportado em igual período do ano passado, de R$ 88,09 milhões. A variação teve como principal responsável as despesas financeiras. Esses efeitos podem variar de forma positiva ou negativa, de acordo com a marcação a mercado (preço justo das commodities) dos derivativos e do AVP (Ajuste a Valor Presente) dos contratos. A receita operacional líquida da companhia cresceu 50,26% no período, para R$ 881,53 milhões no terceiro trimestre. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 94,24 milhões, aumento de 5,55% ante R$ 89,29 milhões reportados no terceiro trimestre do ano passado.

A margem Ebitda recuou na mesma base comparativa de 15,22% para 10,69%. No terceiro trimestre, a empresa começou a etapa de entrega e faturamento das sementes para as revendas e para os produtores finais no momento de início do plantio de soja. Segundo a Boa Safra, o terceiro trimestre foi marcado pelo faturamento de mais de 83 mil big bags (equivalente a 5 milhões de sementes) até setembro de 2022, um aumento de aproximadamente 10% em relação ao igual período do ano anterior. A empresa informou ainda ter realizado maior venda de grãos para não ficar exposta à volatilidade de mercado, totalizando 132,4 mil toneladas, um aumento de 169% ante igual período de 2021.

Como a venda de grãos tem uma margem baixa, o aumento da participação de grão no mix de vendas no terceiro trimestre reduziu a nossa margem no terceiro trimestre quando comparado ao mesmo período do ano passado. A carteira de pedidos da Boa Safra somou R$ 464,45 milhões no terceiro trimestre, um aumento de 124,62% em relação a igual período de 2021. O aumento se deve ao incremento de volume e preço médio de venda, o deslocamento da janela de faturamento das sementes do terceiro para o quarto trimestre, devido ao clima com chuvas irregulares no início do período de plantio, e a entrada em operação dos Centros de Distribuição da Boa Safra, com a opção de entrega das sementes em um prazo mais curto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.