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06/Fev/2023

Diesel: espaços para a queda dos preços no Brasil

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a queda do dólar e das commodities no mercado internacional voltou a abrir a janela de importação de combustíveis. O preço do combustível nas refinarias da Petrobras registrou, no dia 2 de fevereiro, defasagem positiva de 16%, patamar que não era atingido desde agosto de 2022. Para equiparar os preços ao mercado externo, a Petrobras poderia reduzir o diesel em R$ 0,60 por litro. Se levada em conta a Refinaria de Mataripe, na Bahia, que tem feito reajustes semanais da gasolina e do diesel desde que foi vendida pela Petrobras, no final de 2021, a defasagem do diesel cai para 14%, mas permanece alta.

Já a gasolina está com o preço mais alinhado com o mercado internacional. No dia 2 de fevereiro, a defasagem era positiva em 6% em todos os polos de referência do País. Para equiparar com os preços externos seria possível um aumento de R$ 0,18 por litro da gasolina em todas as refinarias. O último reajuste da gasolina pelas Petrobras ocorreu em 25 de janeiro (alta de 7,5%), e do diesel no dia 7 de dezembro de 2022, ou há 59 dias (queda de 8,12%).

Com a mudança na gestão da Petrobras este ano, que desde o dia 26 de janeiro tem como presidente o ex-senador e especialista no setor de óleo e gás Jean Paul Prates, a dúvida do mercado é de como ficará a política de preços da companhia, baseada na equiparação dos preços internos aos preços de paridade de importação (PPI). Prates já afirmou que não vai intervir na política de preços da companhia, que continuará tendo como referência o mercado internacional, e que o preço dos combustíveis no Brasil é uma questão de governo. Ele aposta na criação de uma conta de estabilização de preços que visa amortecer grandes altas ou quedas. Prates também já informou que pretende implantar uma política de preços regionalizados na estatal, mas ainda não divulgou detalhes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.