ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Fev/2023

Marketplace Orbia fecha parceria com o Itaú BBA

O marketplace Orbia, criado a partir de joint venture entre Bayer e Bravium e que tem entre seus acionistas também Yara e Itaú BBA - no último caso, falta ainda aprovação da transação pelo Banco Central -, anunciou nesta quarta-feira (15/02) a criação do Orbia Pag, meio de pagamento online em parceria com o Itaú BBA, pelo qual produtores poderão pagar insumos comprados na plataforma com crédito pré-aprovado concedido pelo banco. Por meio da solução, agricultores terão a opção, ao fim da compra, de pagar com o "Orbia Pag" escolhendo o prazo de pagamento de 30 dias a até um ano, sem oferecer garantias, segundo a diretora financeira do Orbia, Adriana Iwassaki. Haverá uma desburocratização, porque a operação dispensa o envio de qualquer documentação pelo produtor e não há necessidade de garantias. Também terá transparência para os distribuidores, que terão acesso aos valores dos limites pré-aprovados para os produtores.

Para dispensar garantias e oferecer taxas de juros customizadas para cada produtor, o Itaú BBA utilizará dados dos produtores que constam da base de dados da Orbia, com a autorização dos agricultores, além de dados públicos e de sua própria base de informações. No momento do pagamento, o produtor vai emitir um recebível, o boleto, que será cedido pelo distribuidor ao banco. A revenda receberá o valor à vista do banco, enquanto a operação será liquidada com o banco somente no momento do pagamento do boleto pelo produtor. No primeiro mês de operação do Orbia Pag, até 15 de março, o marketplace vai trabalhar com limite de R$ 500 mil por CPF de produtor e uma taxa única de mercado para todos, segundo o CEO da Orbia, Ivan Moreno.

O diretor de Agronegócios do Itaú BBA, Pedro Fernandes, argumenta que a opção de pagamento na plataforma anunciada nesta manhã simplifica transações em comparação ao que é feito por fintechs hoje. A revenda tem de passar por um filtro da agfintech, que avalia o que se enquadra em um FDIC (tipo de fundo). É uma jornada extensa, que deixa o revendedor com obrigações parciais ou totais. No caso do Orbia Pag, o risco da operação de pagamento será do banco, não das revendas. O crédito ofertado por agfintechs ainda é pequeno em relação a todo o crédito rural do País, cerca de 1,5%. Fernandes citou também que estudo da consultoria McKinsey aponta que 41% dos produtores já preferem canais online para comprar insumos, mas observou que há grande espaço para este porcentual aumentar, tendo em vista que 35% dos produtores do País ainda usam dinheiro como principal forma de pagamento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.