12/Dec/2023
Líder em conectividade no campo, a TIM ambiciona expandir sua cobertura de internet em áreas de produção no País. A meta é alcançar 20 milhões de hectares conectados em área rural até o fim de 2024, ante os atuais 16 milhões de hectares. O resultado, se alcançado, será o dobro da ampliação obtida em 2023, de 2 milhões de hectares ante 2022. O aumento virá de grupos produtores de grãos e fibras de Mato Grosso, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O agro é a principal vertical de crescimento do mercado corporativo (B2B) IoT. A companhia atende mais de 30 grandes grupos do setor, como BP Bunge, Adecoagro e Citrosuco. A TIM prevê aumentar a receita de IoT em quatro vezes em cinco anos. Em média, as propriedades conectadas têm 10 mil hectares.
Mesmo com os preços mais baixos dos grãos, o que segura o investimento por parte do produtor, a TIM vê interesse em conexão nas propriedades. A busca por maior eficiência motiva os aportes, conta Dal Forno. O custo médio da antena 4G da companhia é de 15% a 25% do preço da saca de soja por hectare. Outro pilar de crescimento da área coberta pela TIM no campo vem das parcerias com concessionárias rodoviárias. Neste ano, firmou acordo com a Ecorodovias, em Anápolis (GO). A maior parte dessas rodovias está em região agrícola. A TIM tem cerca de 4,5 mil Km de malha conectada. Outros sete projetos estão no radar para o próximo ano.
A TIM anunciou que a cobertura da sua rede móvel 4G chegou a todos os 5,5 mil municípios brasileiros. É a primeira operadora a conseguir isso. A última cidade que recebeu a cobertura 4G da TIM foi Guarinos (GO), que conta com cerca de 2 mil habitantes. O município recebeu no dia 6 de dezembro a estação rádio-base (ERB) da operadora, que ativa o sinal na localidade. No ano passado, a TIM já havia atingido a marca de 100% de cidades cobertas pela sua rede móvel, mas isso considerava todas as tecnologias, como 2G e 3G. A cobertura 4G representa um salto de qualidade.
Vale lembrar que a TIM firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2020 assumindo o compromisso de levar o 4G para um total de 366 cidades com menos de 30 mil habitantes e que ainda não contavam com a tecnologia. A TIM é a terceira operadora em número de clientes no País, com 61,2 milhões de usuários, atrás de Claro (85 milhões) e Vivo (97,6 milhões), de acordo com dados do terceiro trimestre da consultoria Teleco. Paralelamente, a operadora também está investindo na ampliação da sua cobertura 5G. A TIM cobre, atualmente, 202 municípios com a internet móvel de quinta geração. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.