ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Mar/2024

Energia Eólica: Goldwind compra fábrica da GE (BA)

A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) aprovou, sem restrições, que a fabricante chinesa de turbinas eólicas Goldwind compre uma fábrica de aerogeradores da GE, localizada em Camaçari, na Bahia. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27/03), e não traz os valores envolvidos na operação. A fábrica encontra-se inativa desde outubro de 2023 e está em grande parte desmontada.

Alguns ativos como guindastes, vigas de levantamento múltiplo, aquecedor de indução e empilhadeira, entre outros, também estão contemplados no negócio. Para a Goldwin, que assinou no ano passado um protocolo de intenções como governo da Bahia para implantação de uma fábrica de aerogeradores no estado, a aquisição proporcionará eficiências, reduzindo o tempo necessário para construir uma nova planta do zero e permitindo a expansão da produção local no Brasil assim que os investimentos necessários e os ativos de produção estiverem em operação.

À época da assinatura do protocolo, o investimento esperado na planta era de R$ 150 milhões e geração de aproximadamente 250 empregos diretos e 850 indiretos. No ano anterior, o vice-diretor geral da empresa no Brasil disse esperar começar a entrega de turbinas produzidas no País já em 2024. Para a GE o negócio proporcionará uma boa oportunidade de redução de custos e realocação de recursos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.