28/Mar/2024
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a receita líquida da indústria de máquinas e implementos agrícolas cresceu 30,8% na passagem de janeiro para fevereiro, sem ajuste sazonal. Na comparação com fevereiro de 2023, a receita líquida do segmento caiu 28,2%. A receita líquida de vendas internas cresceu 43,1% em fevereiro, em relação a janeiro, e recuou 26,8% na comparação interanual. A receita com exportações caiu 21,9% na margem e 32,4% em relação ao mesmo mês de 2023. As importações de máquinas e implementos agrícolas caíram 37,4% na comparação com janeiro e 44,4% frente a fevereiro de 2023. Considerando apenas tratores e colheitadeiras, a venda total caiu 38,1% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2023, em unidades comercializadas. As vendas internas cederam 37,4% e as exportações recuaram 42,8%.
Apenas no segmento de tratores, em unidades, as vendas totais caíram 36,3% na comparação interanual, mas avançaram 33,6% em relação a janeiro. Entre as colheitadeiras, as vendas caíram 50,4% na comparação com fevereiro de 2023 e cresceram 15,6% na margem. A tendência de queda nas receitas de vendas de máquinas e equipamentos agrícolas dificilmente será revertida este ano. Caso números como a queda de 29,7% nas receitas líquidas de vendas observada nos dois primeiros meses do ano persista nas próximas retrações, dificilmente o cenário muda. A expectativa é de queda de 15% nas receitas de vendas para o ano, mas o número pode ser maior. A perspectiva é corroborada por um momento conjuntural ruim, de seca e queda do preço das commodities. Porém, o setor não vive uma crise, e sim um momento estrutural "bem situado", com destaque para a previsão de aumento das exportações brasileiras.
Um resultado mais fraco na receita líquida de vendas de máquinas e equipamentos no mês de fevereiro na comparação interanual já era esperado por causa de questões sazonais. O Carnaval pode ter afetado um pouco o resultado do mês passado. A receita líquida de vendas da indústria de máquinas e equipamentos atingiu R$ 19,231 bilhões em fevereiro, um aumento de 5,8% na comparação com janeiro, na série com ajuste sazonal. Em relação a fevereiro de 2023, o montante representa queda de 14%, na série sem ajuste. O desempenho das vendas deve ser melhor em março, e novas projeções deverão ser revisadas em abril para avaliar o comportamento do setor até o fim do ano. Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.