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01/Apr/2024

Portos: Praticagem do Brasil pode rever protocolos

A colisão de um navio cargueiro de mais de 300 metros contra uma ponte em Baltimore, na Costa Leste dos Estados Unidos, deve ser estudada nos próximos meses por práticos de todo o mundo, com potencial de ser gatilho para revisão dos protocolos de manobra de embarcações. Segundo o Praticagem do Brasil, ainda que não haja sinais de erro dos práticos no caso dos Estados Unidos, as informações do acidente servirão para aperfeiçoamentos. A praticagem é a atividade que conduz os navios na entrada e saída dos portos, tanto na sua navegação no canal de acesso quanto na atracação e desatracação. O serviço é realizado a bordo pelo prático, profissional que embarca de sua lancha no navio em movimento, a partir de uma escada estendida no costado da embarcação.

A atividade busca trazer maior segurança na navegação em áreas com tráfego mais intenso e outras características que um comandante pode não ter familiaridade. Acidentes como o dos Estados Unidos são evitados diariamente pelos práticos. Os condutores têm uma série de protocolos, que observam variações de fatores que podem levar a perda de controle dos navios, o que inclui profundidade de canais, correnteza e clima. Diferentemente de veículos terrestres, os navios não têm freio. O cargueiro que causou o acidente nos Estados Unidos estava acompanhado por dois práticos no momento do acidente. Ainda que os profissionais não tenham conseguido evitar a colisão, puderam avisar para a central de controle da ponte, que reduziu o fluxo de veículos. Um dos protocolos orienta o prático a, quando não conseguir evitar o acidente, reduzir ao máximo seu impacto. As suspeitas são de que o acidente tenha ocorrido após pane elétrica do navio, conforme notificado pela tripulação.

O caso ganhou notoriedade pelo colapso de parte da ponte. Contudo, acidentes com navios não são raros, conforme demonstra relatório divulgado em 2023 pela Alianz. Globalmente, a maioria dos 27.477 incidentes relatados ao longo da última década foram causados por falha ou danos em máquinas (10.753), seguida de colisão (3.098) e naufrágio/encalhamento (2.936). Segundo o Praticagem do Brasil, todos esses eventos são avaliados no Curso de Atualização que o prático deve fazer a cada cinco anos. Ainda mais imediato, o acidente deve ser uma das pautas do Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA), que será realizado de 21 a 26 de abril deste ano na Holanda. Novos protocolos podem ser implementados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.