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02/Apr/2024

Insumos: Syngenta Group divulga resultado de 2023

A Syngenta Group, gigante na área de insumos agrícolas, teve receita recorde de US$ 32,2 bilhões em 2023, baixa de 4% ante o valor recorde de US$ 33,4 bilhões de 2022. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 18% no ano passado, para US$ 4,6 bilhões. A Syngenta Group, que tem sede na Suíça e controle chinês, é formada pela Syngenta Crop Protection, Syngenta Seeds, Adama e Syngenta Group China. Em comunicado, a empresa destacou que as vendas em 2023 foram afetadas pela redução de estoques em toda a indústria de proteção de cultivos.

Isso ocorreu com distribuidores e varejistas reduzindo os estoques previamente acumulados, em reação às perturbações da cadeia de suprimentos dos anos anteriores, enquanto estavam sob pressão para reduzir o capital de giro devido às taxas de juros mais altas prolongadas. As vendas da Syngenta Crop Protection no ano fiscal de 2023 caíram 5% ante o ano anterior, totalizando US$ 15,5 bilhões. As vendas de soluções biológicas do Grupo Syngenta cresceram 11%, para US$ 400 milhões, em comparação com o ano passado.

O mercado de sementes continuou forte e resiliente em 2023, apesar dos preços de commodities mais baixos no fim do ano. O negócio de Sementes cresceu 2%, para US$ 4,8 bilhões no ano passado. Os mercados globais de proteção de culturas em 2023 foram caracterizados por uma forte pressão de desestocagem, desencadeada por um acúmulo de inventários em anos anteriores e por um aumento substancial nas taxas de juro. O recuo levou a reduções globais de volume e preços, particularmente na América Latina e em partes comoditizadas do portfólio.

No quarto trimestre do ano, as vendas foram de US$ 7,9 bilhões, aumento de 5% em relação a igual período do ano anterior, impulsionadas pela Syngenta Crop Protection e pelo forte crescimento do Syngenta Group China. O Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no período subiu 15%, para US$ 1 bilhão, superando o recorde do quarto trimestre de 2022, de US$ 900 milhões. O Syngenta Group China teve aumento de 11% nas vendas em 2023, para US$ 9,6 bilhões. As vendas do quarto trimestre cresceram 19%, para US$ 1,9 bilhão. As vendas anuais no digital, pela Plataforma de Agricultura Moderna (MAP) do grupo na China, cresceram 26%, para US$ 3,9 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.